Sistema conectado à rede

 

O sistema conectado à rede, também chamado de on-grid ou grid-tie é o sistema que trabalha junto com a concessionária de energia elétrica. Muito utilizado na cidade e em grandes sistemas, serve para economia parcial ou total da conta de energia elétrica, lembrando que sempre haverá a taxa mínima da conta.

 

Funciona da seguinte forma: durante o dia quando tem sol, os painéis solares produzem energia e injetam essa energia na rede elétrica. A noite quando não estiver produzindo energia você utiliza a energia da concessionária. Ex: Se em um dia o sistema produzir 10kw/h, e a utilização for de 8kw/h , o consumidor terá 2kw/h dia ou 60kw/mês de crédito com a concessionária.

 

Com esse sistema é possível deixar todos os seus aparelhos ligados, aparelhos como : ar condicionado, televisão, geladeira, máquina de lavar, etc. Para ligar esse sistema bastam painéis fotovoltaicos, inversor conectado à rede, autorização da concessionária local e a troca do relógio medidor de energia. Não sendo necessário o uso de baterias. Mas em caso de falta de energia o sistema também para de funcionar. Podendo ter um sistema de nobreak, para esse sistema é necessário seguir as orientações do sistema off- grid, lembrando que o sistema de nobreak é para o caso que falta de energia, devendo manter ligado apenas o necessário, como: geladeira, lâmpadas, portão automático.

 

Como dimensionar o seu sistema conectado à rede

 

Para  dimensionar o sistema conectado à rede é muito simples basta que seja informado quantos watts mês é consumido e nos enviar uma conta atual de energia elétrica. Clique aqui e peça já seu orçamento.