SISTEMA OFF-GRID
 
O sistema off-grid é um sistema autônomo que gera energia através dos painéis fotovoltaicos, ideal para lugares isolados como áreas rurais ou para sistemas de bombeamento de água, cerca elétrica, sistema de sinalização, e para itens básicos de uma residência. Por não ser ligado  à rede elétrica, tem um banco de baterias para funcionar e para armazenar energia para uso noturno ou em dias sem sol (com chuva ou nublado). Esse sistema pode ligar geladeira, televisão, lâmpadas, rádios, computador, freezer, entre outros eletrônicos, liga também ar condicionado mas não é indicado devido o grande número de baterias que é necessário, NÃO é apropriado para chuveiro.
 
Como dimensionar o seu sistema off-grid
 
DEFINIÇÕES

Potência de pico: é a potência máxima exigida do sistema mesmo que momentaneamente. Este dado é importante para dimensionarmos o inversor mais adequado, evitando-se danificar o aparelho. Este valor deve ser verificado em sistemas com motor como: geladeira e bomba de água.

Potência constante: é a potência usualmente exigida do sistema. Seria uma carga constante. Este valor é recomendado atingir no máximo 70% da potência nominal do inversor, para não causar superaquecimento e diminuição de sua vida útil.
Para o correto dimensionamento do inversor, precisamos determinar a potência constante que será exigida pelos aparelhos e a potência de pico exigida, principalmente se houver motor envolvido. Os motores necessitam de potência muitas vezes, maior que o regime de consumo normal, somente para partir.
 
Consumo diário: Para termos o valor de consumo diário do sistema, temos primeiramente que relacionar os aparelhos que serão ligados com suas respectivas potencias conforme exemplo abaixo:                                                                     

A quantidade de painéis é determinada pelo consumo médio diário. Os painéis devem sempre fornecer potência maior que a consumida, de forma a sobrar energia para recarga das
baterias, pensando-se também nos períodos de inverno, onde a produção solar será reduzida.

 

Exemplo:
Para uma residência com o consumo de 2320w/dia, deve-se acrescentar a perda do inversor  que costuma ser de +15% (caso esteja presente), que irá totalizar um consumo de 2668w/dia . Acrescentamos 50% em produção solar para recuperação da carga da bateria após dia de chuva. Portanto, para o consumo acima é recomendado produzir 4000w em painéis. Cada painel de 245w produz 972w em região com potencial solar de 4,5kwh/m²dia. 
Clique aqui e verifique o potencial solar da sua região.
                                                                   

É recomendado instalar 4 painéis ou reduzir o consumo de algum equipamento como ventilador ou TV, para poder instalar 3 painéis. 

O valor do consumo médio diário, também é usado para cálculo do banco de baterias. As baterias podem ser dimensionadas para uma autonomia de 1 dia ou mais dias, de acordo com as condições climáticas do local da instalação. Isto quer dizer que locais com alto índice de insolação e poucas chuvas, produzem mais energia e necessitam de menor tempo de autonomia que lugares onde chove constantemente. O banco de baterias deve ser capaz de armazenar o valor de consumo diário multiplicado por 3 para que o banco de baterias tenha uma vida útil considerável (descarga de 30%).

Para autonomia maior que 1 dia, multiplicar o número de baterias para consumo diário, pelo número de dias necessários com funcionamento em condições adversas (sem sol).

Para construirmos um orçamento para o sistema off-grid, precisamos saber quais equipamentos serão usados, se é modelo econômico ou dos mais antigos, e por quanto tempo ficarão ligados. (lâmpadas, geladeira, tv, computador, etc.). Clique aqui e peça já seu orçamento.