Potência de pico: é a potência máxima exigida do sistema mesmo que momentaneamente. Este dado é importante para dimensionarmos o inversor mais adequado, evitando-se danificar o aparelho. Este valor deve ser verificado em sistemas com motor como: geladeira e bomba de água.
Potência constante: é a potência usualmente exigida do sistema. Seria uma carga constante. Este valor é recomendado atingir no máximo 70% da potência nominal do inversor, para não causar superaquecimento e diminuição de sua vida útil.
A quantidade de painéis é determinada pelo consumo médio diário. Os painéis devem sempre fornecer potência maior que a consumida, de forma a sobrar energia para recarga das
baterias, pensando-se também nos períodos de inverno, onde a produção solar será reduzida.
Exemplo:
Para uma residência com o consumo de 2320w/dia, deve-se acrescentar a perda do inversor que costuma ser de +15% (caso esteja presente), que irá totalizar um consumo de 2668w/dia . Acrescentamos 50% em produção solar para recuperação da carga da bateria após dia de chuva. Portanto, para o consumo acima é recomendado produzir 4000w em painéis. Cada painel de 245w produz 972w em região com potencial solar de 4,5kwh/m²dia. Clique aqui e verifique o potencial solar da sua região.
É recomendado instalar 4 painéis ou reduzir o consumo de algum equipamento como ventilador ou TV, para poder instalar 3 painéis.
O valor do consumo médio diário, também é usado para cálculo do banco de baterias. As baterias podem ser dimensionadas para uma autonomia de 1 dia ou mais dias, de acordo com as condições climáticas do local da instalação. Isto quer dizer que locais com alto índice de insolação e poucas chuvas, produzem mais energia e necessitam de menor tempo de autonomia que lugares onde chove constantemente. O banco de baterias deve ser capaz de armazenar o valor de consumo diário multiplicado por 3 para que o banco de baterias tenha uma vida útil considerável (descarga de 30%).
Para autonomia maior que 1 dia, multiplicar o número de baterias para consumo diário, pelo número de dias necessários com funcionamento em condições adversas (sem sol).
Para construirmos um orçamento para o sistema off-grid, precisamos saber quais equipamentos serão usados, se é modelo econômico ou dos mais antigos, e por quanto tempo ficarão ligados. (lâmpadas, geladeira, tv, computador, etc.). Clique aqui e peça já seu orçamento.